HOME Salê News

Salê News

Aqui estão as últimas notícias e novidades sobre o que acontece na Escola São Domingos Sávio, Congregação Salesiana e na educação.
Arthur e seu irmão gêmeo Lucas, responsáveis pela iniciativa
Educandos da Escola Salesiana São Domingos Sávio criam projeto para incentivar a leitura

A partir do olhar atento em relação aos colegas, o educando Arthur Cecílio Albuquerque de 9 anos teve uma ideia: compartilhar seus livros com a turma. Junto ao seu irmão gêmeo, Lucas, representante da Biblioteca, desenvolveram um projeto para estimular a leitura e escrita. “A ideia veio quando a professora nos disse que as notas de ortografia não estavam tão boas. Como nós temos muitos livros em casa, pensei que seria uma oportunidade para compartilhar o que a gente tem e ainda estimular o hábito pela leitura. Afinal, todo mundo tem que saber ler bem, né”, comentou o idealizador do projeto Arthur.

 

Antes de serem expostos na sala de aula, todos os 16 exemplares de histórias infantis foram encapados e etiquetados. E a regra é clara: só pode pegar um livro o educando que tiver terminado a tarefa dada pela professora. Aí, quem termina primeiro tem mais oportunidade de escolha. “Os livros estão expostos na sala para as turmas de manhã e tarde. Ainda estamos pensando no nome que vamos dar para o projeto mas já tenho sugestões para incrementar essa ideia. Vou conversar com a professora para fazermos no final da semana uma espécie de clube do livro, onde todos têm que comentar as histórias que leram”, disse Arthur.

 

Educar é obra do coração

 

Junto aos educandos na orientação do projeto está a menor aprendiz do CESAM-DF, Nelma Araújo de Jesus. Ela atua na Escola Salesiana São Domingos Sávio desde novembro de 2017 e este ano passou a integrar a equipe da Biblioteca.

 

Para ela essa experiência com as crianças reafirmou o seu sonho de um dia ser professora. “Tem sido recompensador poder perceber como a minha atuação tem contribuído positivamente na vida dos educandos. Esse contato com as crianças reacendeu um desejo que andava adormecido de ser professora. Hoje tenho certeza da minha vocação e vou em busca da minha formação em pedagogia”, concluiu.