HOME Salê News

Salê News

Aqui estão as últimas notícias e novidades sobre o que acontece na Escola São Domingos Sávio, Congregação Salesiana e na educação.
63 educandos assumem posto de liderança em projeto com foco no protagonismo juvenil
Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

O Projeto Lideranças do Salê, desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Escola Salesiana São Domingos Sávio, empossou, nos dias 18 e 19/3, 63 educandos que atuarão, ao longo de 2019 como líderes de turma, pastoral, comunicação e bibliojunior.


A iniciativa visa à valorização do espaço democrático, convidando os alunos ao diálogo e envolvendo-os na rotina da escola. O Projeto é direcionado às turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio.


Ana Lorena Santana tem 13 anos e é educanda do 9º ano. Para ela, a participação no projeto tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades comportamentais. “Sendo líder eu posso aprender muitas coisas, posso ser mais comunicativa, responsável, lidar com tranquilidade com algumas situações difíceis. Aprendi a respeitar as opiniões das outras pessoas e tentar encaixar no meu trabalho.

Amei ter tido a oportunidade de ser líder! Quero ajudar no crescimento da minha turma”, relatou.


Como funciona o Projeto Lideranças

No início do ano letivo a equipe multidisciplinar apresenta as etapas do projeto, que são divididas em:
- período de inscrição para candidatura como líder;
- votação;
- posse;
- acompanhamento.

A partir desse escopo, os educandos são envolvidos com a proposta e é realizado um trabalho de conscientização sobre a importância do papel do líder, inclusive em como ser exemplo para os demais, promovendo a união e empatia.


De forma democrática, por meio de votação secreta, três candidatos são escolhidos para serem os elos entre a turma, a equipe técnica-pedagógica e corpo docente. 

 

A equipe responsável pelo projeto acompanha durante o ano letivo o desenvolvimento e atuação dos líderes, fazendo intervenções, quando necessário.