No segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, o aluno já tem um tratamento diferenciado, seja em relação ao conteúdo das disciplinas quanto à formação humana.
As responsabilidades aumentam e a escola se coloca ainda mais como parceira nos desafios do dia-a-dia.
De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), os professores trabalham com os alunos a filosofia de Dom Bosco, o que garante um aprendizado eficaz e integral.
Além de tudo, no final do período os jovens são preparados para ingressar no Ensino Médio, carregando uma bagagem de experiências e de conhecimento que os ajudará nessa nova fase da vida escolar.
1) Fazer uma educação que fomente e desperte o espírito crítico do educando, a sua capacidade de argumentar, o seu espírito científico na busca de respostas aos seus questionamentos;
2) Promover integralmente o educando no nível do seu amadurecimento, respeitando o ritmo próprio de cada um e os distintos graus de desenvolvimento;
3) Formar educandos para a diversidade sociocultural, práticas solidárias e comprometidos com a preservação do meio ambiente;
4) Capacitar os educando na utilização da tecnologia para melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente;
5) Promover a inserção dos educandos no processo político e no desenvolvimento social.